Até alguns anos atrás, eu tinha muita dificuldade para dormir, sempre que eu deitava, a cabeça no travesseiro se enchia, muitos pensamentos, muitas lembranças, muitas pessoas, muitos desejos, e muitas frustrações.
Uma fase da minha vida, eu achei que ler antes de dormir poderia me ajudar, de fato ajuda, mas não do jeito que eu esperava, eu queria que eu só desligasse quando decidisse que era hora de dormir, como se eu desmaiasse de cansaço. Nessa eu já virei a noite lendo Maze Runner, e eu nem gosto tanto de Maze Runner.
Depois, eu tentei ouvir audiolivros, deveria ser mais fácil, afinal era só fechar os olhos, ouvir a história e deixar o sono vir, sem espaço pra nenhum pensamento. Ajudou um pouco também.
Mas era sempre trabalhoso antes de dormir ter que encontrar o ponto onde eu dormi do audiolivro, o aplicativo ia tocando e marcando todos os episódios como ouvidos.
Eventualmente eu passei a colocar alguma coisa pra assistir, eu tento assistir pelo alguma coisa antes de me render ao sono, se for algo com episódio curto, algo de 20 minutos, eu tento assistir pelo menos um episódio, mas nem sempre eu consigo, especialmente se já estiver bem tarde, como tem sido o caso ultimamente.
Esse jeito é o que tenho feito há mais tempo, ele também tem seus problemas, se por onde você estiver assistindo, verificar se você ainda está assistindo depois de um tempo limite de inatividade, você acorda com uma boa dor de cabeça. Acontecia ouvindo audiolivros também. Às vezes mesmo com a verificação você acorda com dor de cabeça, porque a série pausa mas o PC continua ligado soltando luz e barulho de ventoinha em você.
Pra resolver esse problema eu passei a abrir o prompt de comando do computador (win + cmd) e digitar:
shutdown -s -t 3600
Isso configura um temporizador para desligar seu computador em 1 hora, alterando o número dá pra ajustar o tempo do temporizador. O que também resolve o problema de ficar perdido em qual episódio você está, tem apps mobile que também fazem isso.
Para cancelar:
shutdown -a
Outro problema é que rapidamente eu consumi minhas opções, para ressaltar essa dificuldade ainda mais, não é qualquer série e filme que eu consigo assistir antes de dormir, se for muito interessante, engajante, você fica assistindo a série e não dorme. E se for muito desinteressante, você novamente se perde em seus pensamentos e não dorme.
Depois de ficar frustrado procurando série atrás de série pra assistir antes de dormir, achei a opção conforto perfeita: One Piece.
Depois de terminar a série live action e gostar, continuei o anime a partir daí mesmo, ainda preciso assistir à versão do anime até o arco do Arlong.
Esse hábito não é nada saudável, o ideal seria a gente nem ficar perto de telas por uma meia hora antes de dormir. Então, não siga esses passos se você quer melhorar sua saúde do sono. Eu não melhorei minha saúde do sono, mas consegui passar a noite sem ficar horas e horas revirando na cama toda noite, me martirizando pelas coisas que eu fiz durante o dia. Deixo essa brincadeira pra Sisifo, Prometheus, e companhia.
O que é isso além de uma anestesia, não é? E antes fosse só na hora de dormir, eu estou o tempo todo me anestesiando.
Ou quase o tempo todo.
Eu tenho tido uns pequenos choques de realidade ao tomar banho. Sempre, quando eu estou mais ou menos pela metade do banho, eu percebo que havia coisas que eu precisava fazer, que eu queria fazer, e que eu não fiz, porque eu tô muito ocupado anestesiado, lidando com minhas questões internas, ou só procrastinando.
Esse choque de realidade pode vir como um impulso para querer se movimentar, com dor da autoculpa, ou os dois. Mas seria surpreendente imaginar que um corpo abraçado à inércia vai mudar e passar a se movimentar depois de 5 minutos de autoconsciência por dia, ainda mais esses banhos específicos acontecendo logo antes de dormir.
Rolagem do juízo final, ou doomscrooling, é quando você perde a noção do tempo e fica rolando os feeds das suas redes sociais, mesmo depois de já não ser mais divertido, você fica hipnotizado, são os algoritmos que já estão tão especializados em capturar nossa atenção e ficar espremendo o máximo de dopamina do nosso cérebro.
Sempre que eu vou sair eu preciso estar ouvindo um podcast no fone, se eu estou fazendo uma tarefa manual também, se uma tarefa que eu preciso de concentração, eu boto uma música. Se vai comer, vídeo ou série, é melhor que seja uma série, porque se for vídeo você vai cair na armadilha de ver vários, um atrás do outro, porque a thumbnail te chamou atenção, até na própria hora do banho, se eu sei que vou demorar, porque talvez eu vá hidratar o cabelo, eu levo a Alexa e deixo um podcast tocando, e se fosse prático, eu ainda me anestesiava mais no banho, o tempo inteiro, ai se eu tivesse aquelas telas do banheiro pra ficar mais anestesiado.
Não esquecer da masturbação, que também é uma forma de anestesia.
A gente tem dificuldade de prestar atenção em qualquer coisa por mais de alguns minutos; as big techs derreteram nosso cérebro.
E agora, nesse contexto, até escrever esse texto se torna difícil, acordar e dormir cedo se torna difícil, eu continuo dormindo tarde, porque mesmo depois de eu já decidir que eu vou dormir, eu ainda demoro horas antes de fato dormir, porque tô muito ocupado anestesiado, mas pelo menos estou distante dos meus pensamentos, não é mesmo?
Na minha última sessão, minha psicóloga fez alguns pedidos pra mim, manter uma constância em fazer esse exercício de leveza de adentrar os meus sentimentos, minuciosamente olhar internamente, lembrar que não é sobre o fazer, é sobre o tentar, e que existe dificuldade da masculinidade de lidar com sentimentos.
E nisso que eu estou trabalhando, é disso que eu lembro quando eu estou tomando banho. É por isso que eu estou escrevendo, pra destrinchar, da melhor forma que eu posso, o que tá acontecendo aqui dentro.
Por mais que eu vá continuar dormindo assistindo One Piece por mais algum tempo, eu ainda tenho muita dificuldade com a insônia; eu não recomendo que você também o faça. Ou faça também, você sabe as consequências dos seus atos.
O que eu recomendo é, faça uma autoanálise, quanto será que você está se anestesiando? Quanto isso tá afetando sua vida? Sua chance de seguir em frente, crescer, evoluir?
E eu espero que nós dois, um dia num futuro breve, possamos estar em paz com nossos processos, sentimentos, sem a necessidade de depender de anestesiantes, e com a saúde mental e do sono em dia, dormindo sem One Piece.